Saúde em primeiro lugar!!!
A função de operador de telemarketing, teleatendimento, teleserviços ou teleoffice é exercida preponderantemente ao
telefone, utilizando como ferramenta de trabalho, o Headset (aparelho acoplado
à cabeça, com fone e microfone, no qual o usuário recebe e realiza as chamadas
através de linhas telefônicas), e o computador, no qual registra e cadastra
todo o seu trabalho.
Essa configuração aliada à organização estrutural e funcional do trabalho faz com que a categoria esteja exposta a LERlDORT, disfonias ocupacionais, transtornos mentais e PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído), além de fadiga relacionada aos movimentos musculares, ao esforço postural, visual e da alta estimulação da atividade mental e emocional.
Resumindo: os trabalhadores vêm adquirindo doenças que envolvem o sistema osteomuscular, as funções vocais e auditivas, além de problemas que afetam a sua saúde mental. A solução está na prevenção.
Como fazer a prevenção?
www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=10003
A prevenção vem através de equipamentos ergonômicos
ResponderExcluirindividuais,como cadeiras ergonômicas, suportes para punhos, braços e
antebraços, descanso para os pés, instalação e altura correta do monitor, iluminação e temperatura ideal do posto de trabalho, alongamentos e conscientização de cada um que trabalha com telemarkenting.
Podemos prevenir :
ResponderExcluirEvitando atividade repetitiva e prolongada (datilografar ou digitar horas seguidas, sem interrupção).
Melhorar as condições ergonômicas do trabalho (cadeiras e mesas adequadas, apoiadores de antebraços para digitadores etc).
Descanso intercalado durante a jornada de trabalho, destinando 10 minutos em cada hora para exercícios de alongamento e relaxamento.
Ação conjunta entre empregadores e empregados que visem prevenir as lesões decorrentes de esforços repetitivos.
As consequências de um trabalho com má postura, além de ocasionar doenças físicas, podem também encadear doenças psicológicas.
ResponderExcluirO ambiente de trabalho em si, no telemarketing, já é ergonomicamente complicado, tanto que a NR 17 aborda questões exclusivas a função. Para prevenir é de suma importância a alto observação, pois, por exemplo do sentar relaxado em má postura, faz com que sem sua percepção force o funcionamento do seu organismo, ocasionando fadiga e em alguns casos até mesmo doença.
ResponderExcluirA prevenção parte de você, pois, por lei a empresa já é de obrigação da prevenção.
Medidas de prevenção ainda é vista como sinônimo de gastos por muitas empresas que mantêm ambientes e rotinas inadequadas à saúde dos empregados. Mas o trabalho de prevenção não se pauta somente na utilização de mesas e cadeiras ergonômicas e descanso para os pés. Tem que haver a conscientização de que não há custos, e sim investimentos que garantem o retorno de um empregado saudável e produtivo, desde que este receba uma orientação assistida no uso do mobiliário, sem pressão de chefia para manter um ritmo de trabalho acelerado.
ResponderExcluirAliado a uma adequado meio ambiente de trabalho, a ginástica laboral também é uma forte aliada no combate à doenças ocupacionais.